Devemos separar as tábuas de cortes por grupo de alimento da mesma forma que não devemos guardar os alimentos misturados na geladeira e utilizar utensílios sem a higiene necessária para evitar a contaminação cruzada. Basicamente, contaminação cruzada é a transferência de microorganismos de um local para o outro através de meios comuns entre o contaminante o e contaminado. A alta temperatura do cozimento elimina os microorganismos nocivos à saúde e cortar um alimento cru, por exemplo, com a mesma faca que corta um alimento assado sem antes lavar, pode causar sérios riscos à sua saúde.
Algumas dicas para evitar a contaminação cruzada:
- Utilize diferentes tábuas de corte para os diferentes grupos de alimentos;
- Guarde os alimentos em embalagens ou recipientes bem fechados;
- Lavar bem os utensílios e as mãos antes e depois de manipular alimentos;
- Guardar na geladeira os alimentos preparados no fogão, mesmo que ainda estejam quentes. É mito que não se pode guardar alimentos quentes na geladeira. Na realidade, quanto mais tempo em temperatura ambiente, mais as bactérias vão se proliferar. O único mal que há é que sua geladeira precisará de mais energia elétrica para resfriar o alimento quente;
- Troque suas tábuas de corte (plástico ou madeira) com frequência;
Tábuas de Corte
Temos hoje no mercado basicamente 3 tipos de tábuas de corte: as de madeira, plástico e vidro. Vamos aos prós e aos contras de cada uma?
Madeira: Com o uso constante, a faca deixa alguns sulcos na madeira, facilitando a penetração das bactérias e dificultando a higienização do utensílio. Além disso, sempre que lavar a tábua de madeira, deve-se deixa-la para secar ao sol, de modo que seque por completo e não se torne um local propício para fungos e bactérias. Deve ser trocada regularmente.
Plástico: Da mesma forma que a madeira, a faca deixa alguns sulcos no plástico, facilitando a penetração das bactérias e dificultando a higienização do utensílio. São leves e práticas. Deve ser trocada regularmente.
Vidro: A tábua de vidro não é cortada pela faca e é um material de muito fácil higienização. Por outro lado, é mais pesada, o alimento tende a ‘escorregar’ um pouco em cima dela, e pode quebrar, causando acidentes. Existem no mercado diversas cores e estampas divertidas :)
As tábuas coloridas têm um padrão internacional de cores, que é o seguinte:
Branca: laticínios
Bege: assados / embutidos
Amarela: aves
Azul: peixes / frutos do mar
Verde: vegetais
Vermelha: carnes
Agora ficou mais fácil escolher qual será sua próxima tábua!
Fonte: Panela de Barros