Nos últimos anos, vários produtos chegaram ao mercado para facilitar a vida da dona de casa. Uma dessas descobertas úteis é a panela elétrica. Prática, ela faz sozinha quase todo o trabalho: cozinha, assa, grelha, gratina e ainda retém o calor da comida por horas. Você pode sair, por exemplo, e deixá-la funcionando. Ainda que a base esquente, a panela é projetada para não aquecer o bastante para atear fogo na casa! Junte os ingredientes de manhã e coloque no utensílio. Ao final do dia, o jantar estará pronto, sem sujeira ou muitas louças para lavar. Como o consumo de energia é baixo, você não vai gastar mais por causa disso. Gostou? Então, veja as razões para comprar uma e ganhar mais tempo livre.
Como funciona?
A panela elétrica tem sistema de isolamento térmico, parte interna antiaderente e tampa de plástico ou vidro. Há modelos com programas de cozimento específicos e níveis para separar os ingredientes e cozinhar mais de uma coisa por vez. Nos modelos programáveis, o aparelho reduz a temperatura depois que o prato está cozido, mantendo-o aquecido até a hora de servir. Como não existe contato com a água, o sabor e os nutrientes da comida são sempre preservados.
Veja os benefícios:
1. Mantém o alimento aquecido depois de pronto.
2. É uma alternativa para quem não tem uma churrasqueira tradicional em casa, pois a carne fica parecida com a de churrasco.
3. O modelo próprio para arroz vem com um acessório para preparar, ao mesmo tempo, verduras, legumes e frutos do mar no vapor.
4. Ocupa pouco espaço.
5. Permite grelhar, fritar, assar, gratinar e tostar vários tipos de receitas
6. É de fácil limpeza e ocupa pouco espaço.
Aproveite ao máximo!
- Nunca encha mais de 2/3 de sua capacidade e a mantenha tampada durante o preparo para conservar a temperatura ideal de cozimento.
- Não coloque carnes congeladas na panela elétrica. O excesso de água aumenta o tempo de cozimento. Portanto, a comida vai demorar mais para ficar pronta.
- Remova o recipiente do alimento e lave. Se não for removível, use uma esponja com sabão para limpar e use um pano úmido nas outras partes.
Cardápio variado
Carnes, legumes, cereais, arroz, macarrão, ensopados... Você pode preparar uma infinidade de pratos. Siga algumas dicas e garanta o sucesso de suas receitas:
- Para fazer legumes no vapor, corte-os em pedaços uniformes, para que cozinhem por igual e fiquem crocantes.
- No caso de cozidos, cubra os ingredientes com água. Se quiser acrescentar mais líquido durante o preparo, ferva-o primeiro, para não reduzir a temperatura de cozimento do alimento.
- O aquecimento brando é ideal para o preparo de pães (ajuda a massa a crescer) e de molho branco (impede que se solidifique ou empelote).
Fonte: MdeMulher