quinta-feira, 16 de maio de 2013

Aprenda a controlar a ansiedade antes do casamento



Noivas são ansiosas por natureza. Além do momento especialmente emotivo e delicado, são muitas escolhas, prazos, análise de fornecedores. E no meio de tantas tarefas o que era para ser prazeroso pode acabar por ser uma tarefa estressante. “Costumo dizer que ser noiva é ver tudo no volume máximo. Para quem tem dificuldades para lidar com pressão e conflitos pode ser mais difícil relaxar e curtir o momento”, diz a cerimonialista e decoradora Flavia Cavaliere. A seguir ela dá cinco dicas para controlar a ansiedade das noivas: 

Uma nova vida vem por aí
O período de escolhas e decisões relacionadas ao dia do casamento é também a preparação para uma vida mais autônoma, emancipada, onde a noiva terá que assumir sua vida adulta, tomar decisões, administrar sua casa, as finanças e a relação com o marido. Portanto, se a festa está causando tanto alvoroço assim na sua vida, pode ser um bom momento para iniciar uma terapia e se preparar para coisas muito mais complexas que virão após o casamento.

Cuidado com o excesso de dieta
A grande maioria tem medo de não entrar no vestido e costuma fazer dieta. O grande perigo são os cardápios radicais e nada nutritivos, que podem provocar queda de cabelo, dor de estômago, distúrbios do sono. Quando esse tipo de coisa começa a acontecer, é o momento de olhar para si e pensar que você está fazendo sacrifícios demais para um momento que deveria ser de felicidade e, não, de sofrimento.  

Relaxe!
Pode parecer difícil, mas é necessário. Saia com as amigas, divirta-se, namore bastante e curta as escolhas para o casamento sem neuras. Praticar exercícios físicos também pode ser uma forma de extravasar e ainda ajuda a manter o peso sem precisar exagerar na dieta. Passear na praia, dar uma volta de bicicleta ou fazer aula de dança também são atividades físicas e você nem vai sentir que está queimando calorias enquanto se diverte. 

Antecedência demais pode atrapalhar
Hoje as noivas costumam começar os preparativos com dois anos de antecedência. E quanto mais tempo de preparação, mais espaço para ansiedade. Realmente é mais difícil conseguir a sua data com os profissionais e serviços mais concorridos, mas é preciso ter em mente que dois anos é muito tempo para ter apenas um foco. Você terá que lidar com outras pressões no período, como a rotina de trabalho, estudo, família. Então, se dê o direito de tirar umas férias do assunto casamento quando garantir os profissionais que você não abre mão. Dar um tempo e depois retomar as tarefas mais para frente pode fazer muito bem.  

Escolha um bom profissional para assessorá-la
Confie na pessoa que você escolheu para contratar os outros profissionais e serviços da festa. E somente você pode definir seu nível de participação nos preparativos do casamento. Se delegar e fazer parte da organização vai aliviar sua ansiedade, participe ativamente. Mas se ficar tão próxima das decisões vai deixá-la ainda mais estressada, pense que você contratou pessoas qualificadas para desempenhar suas funções. Confie no trabalho de quem você escolheu e preocupe-se em estar linda e feliz no seu dia. 

Fonte: GNT